Friday 10 October 2008

Início das hostilidades

Este blog foi criado num ano especialmente interessante no que concerne aos mercados financeiros a nível mundial. Estes estão numa autêntica convulsão, muito se especulando se estaremos numa crise ainda pior que a Grande Depressão de 1929.

Esta crise que tem hoje como causas diagnosticadas a falta de liquidez e confiança nos mercados e o excesso de alavancagem (dívida) por parte das empresas e especialmente as instituições financeiras, pode ter sido desencadeada em 2006. Tudo poderá ter começado nos EUA com a concessão de crédito de alto risco (“subprime”). Os sucessivos “defaults” (falta de pagamento da dívida) arrastaram vários bancos para a insolvência, tendo repercussões nos mercados financeiros mundiais. O receio hoje é que este “crash” possa contaminar a economia real mundial. Estamos definitivamente numa crise financeira global de grandes proporções.

A primeira vítima desta crise poderá ter sido a New Century Financial, seguindo-se o banco britânico Northern Rock, Bear Stearns, "Fannie Mae" (Federal National Mortgage Association - FNMA), "Freddie Mac" (Federal Home Loan Mortgage Corporation - FHLMC), Lehman Brothers, AIG, Washington Mutual, Merrill Lynch, entre muitos outros.

Convêm sublinhar que o banco de investimento Lehman Brothers era uma instituição com mais de 150 anos de existência e um dos pilares financeiros em Wall Street, o que demonstra que não existem intocáveis.

Esta “cascata” de falências das instituições financeiras provocou a maior queda do índice Dow Jones desde os atentados de 11 de Setembro de 2001.

A Moody's e a Standard & Poor's não param de rebaixar o “rating” (classificação dos créditos) das empresas, devido às expectativas de novos prejuízos.

O Tesouro dos Estados Unidos aprovou com dificuldade o plano de salvamento no valor de 700 biliões de dólares, para comprar os chamados “Toxic Assets”.

O “Wall Street Journal” (WSJ) afirmou recentemente que esta ajuda não resolveria o problema fundamental da crise do sector imobiliário. Segundo o WSJ, o preço dos imóveis continuará a cair, na medida em que os fundamentais da economia – Consumo, Investimento, Produtividade, Emprego, Exportações – continuam em declínio.

Mas isto não será o fim e o “turning point” pode estar para breve. Já diz o antigo ditado popular “depois da tempestade vem a bonança”. É nestas alturas que se fazem bons investimentos, já que o mercado não distingue os intervenientes.

Para terminar deixo uma citação famosa do agora atarefado investidor Warren Buffett:
“Be fearful when others are greedy and greedy when others are fearful".

No comments: